domingo, 28 de outubro de 2012

Mentes Mutáveis entra no clima anos 60 com homenagem a Jovem Guarda

A banda Mentes Mutáveis irá fazer uma homenagem ao embrião do Rock brasileiro, a Jovem Guarda, neste sábado, 3, no Vitrola Bar, a partir das 23h. Na noite, ainda irá rolar discotecagem e sorteio de brindes. No show, a Mentes irá apresentar parte do repertório O Rei é Rock, composto de clássicos de Roberto Carlos, como Eu Sou Terrível, Negro Gato, além de sucessos de Erasmo Carlos, Os Incríveis, Evaldo Braga e muito mais. Preparem o visual, pois a noite vai ser uma brasa! A entrada custa R$ 7 na lista amiga e R$ 5 na portaria.

Poucos anos depois dos primeiros passos no Brasil, o Rock verde e amarelo se transformou num movimento não só musical, mas de moda e costumes, que foi encabeçado pelo programa televisivo que lhe batizou: Jovem Guarda.
Estamos falando da década de 60, quando Elvis Presley se consagrava o rei absoluto da música pop mundial e os Beatles davam os seus primeiros acordes no Cavern Club. Nesta época, surgem nomes como Nora Ney, Cauby Peixoto, Celly Campelo e outros nomes não tão roqueiros assim deram o pontapé inicial do Rock no Brasil.
Artistas da Jovem Guarda em show na década de 2000.
Este início do Rock brasileiro, porém, trata-se mais de um CTRL C + CTRL V do rock anglo-americano que propriamente uma idealização original daqui. Muitos inclusive criticam a Jovem Guarda como uma simples cópia, com suas versões pobres de clássicos internacionais traduzidas para o português, como Menina Linda (I should have known better, dos Beatles), ou Estúpido Cupido (Stupid Cupid, que estourou na voz de Connie Francis). Além disso, a Jovem Guarda esteve alheia à efervescência cultural que explodia contra o sistema ditatorial, que se enraizava no Brasil e calava (na censura ou cacete) todos os que lhe faziam qualquer oposição.
Sucesso do programa nas tardes dos anos 60.
É verdade, mas uma coisa não podemos negar: a Jovem Guarda teve grande importância por importar o Rock ‘n’ Roll para o Brasil e massificá-lo nas vozes de Roberto e Erasmo Carlos, Wanderléia, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps e outros. Só a partir daí, vamos ter germinando nos solos tupiniquins criações originalmente nacionais, como Mutantes, Secos e Molhados, Raul Seixas, Novos Baianos e os posteriores.

O nome Jovem Guarda surgiu do programa apresentado na TV Record por Roberto Carlos e seus companheiros Erasmo e Wanderléia. O programa surgiu em 1965 e explodiu no país, fazendo a cabeça dos jovens ansiosos por novidades que eram difíceis de chegar a essas bandas.

Participe do evento no Facebook e acompanhe as novidades. Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário